02 setembro 2008

Google Chrome

O Google liberou hoje versão beta do seu navegador, o Google
 Chrome. Assim que fiquei sabendo, desesperadamente baixei o pacote e o instalei para testar. O Chrome foi projetado para aumentar a navegabilidade integrando o motor de buscas da empresa com o navegador. Desta forma, o usuário é o tempo todo auxiliado por sugestões de sites na barra de endereços, além do fato de você poder simplesmente digitar uma palavra-chave na barra de endereços e deixar que o browser se encarregue de resolve-la, direcionando para o site especificado ou para a própria págia de resultados do Google. 
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a falta da barra de status. Procurei em tudo quanto é configuração uma maneira de deixá-la visíviel, mas não encontrei - aliás, as opções de configurações são bem poucas, o que eu acho muito bom. Quando eu ia fazer a minha primeira crítica negativa a respeito do danado, acabei percebendo que a barra aparece somente quando é necessário, ou seja, quando você coloca o mouse sobre um link, por exemplo, ou quando algum item da página está sendo carregado. Sem contar que, assim que a instalação foi concluída, o browser importou automaticamente todas as minhas
 configurações do Firefox 3. 
Mas o que é impressionante mesmo nesse browser é o seu inspetor de HTML. Um show de organização e usabilidade. Você pode, por exemplo, selecionar os elementos da página por blocos, visualizar os estilos CSS, buscar elementos e mais um monte de coisas legais. No quisito "consumo de memória" ele se mostrou bastante econômico, utilizando menos 5 MB em média*, aqui na minha máquina.
Ainda não tive tempo de explorar o danado por inteiro, mas já o recomendo para download.



Nenhum comentário: