08 janeiro 2008

Narguilé

Fumar narguilé faz mal? Essa é uma das curtas que saiu na revista Superinteressante desse mês (pag. 41, ed. 248, Janeiro de 2008). Já faz algum tempo que venho reparando as turminhas com aquela garrafa cheia de fumaça e a mangueira com o bocal passando de boca em boca. Todos sempre com o mesmo argumento: “pode fumar, não faz mal”.
Por questões de direito autorais, não vou divulgar a matéria toda aqui (ainda), mas aqui vão 90% dela. Se quiser ler o resto: www.superinteressante.com.br ou por R$ 9,95 em qualquer banca.

Bem, à matéria...

Fumar narguilé faz mal?
Sim! O tal cachimbo de água, bastante utilizado em países árabes NÃO é menos nocivo que o cigarro, como reza a crença. Segundo os usuários, a água da garrafa filtraria os males provocados pela nicotina e todas as outras substâncias tóxicas do tabaco. Porém, não é bem assim! De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é verdade que a água filtra um pouco da nicotina, mas a fumaça continua carregada de porcarias tóxicas, como o monóxido de carbono e outras, suficientemente capazes de provocar tantos danos quanto os tradicionais cigarros de papel e fumo. Ainda segundo a OMS, uma sessão de narguilé dura de 20 minutos a 1 hora. Um fumante, nessas sessões, chega a consumir 50 litros de fumaça, o que equivale a 100 cigarros. Sem contar que, pelo menos os cigarros de papel ainda possuem filtros e são higienicamente melhores, já que cada um fuma o seu.

Vale ressaltar que você fumando narguilé está tão exposto aos males do fumo quanto um fumante qualquer. A diferença é que o cigarro tradicional fica só na sua boca!

11 comentários:

poste9 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
poste9 disse...

o engraçado é que eu nunca fumei tabaco no narguile x.O
sempre usei excencia....

de onde vem o tabaco aí? x.O

joaomassan disse...

Olha só amigo, eu só estou transcrevendo o que eu li na revista.
Mas, tomei o cuidado de tirar alguns minutos para pesquisar e responder o seu questionamento.
Olha só:

Há um fumo especial para narguilés, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola. Embora também seja possível encontrar fumos não-aromatizados, estes progressivamente perderam espaço para os aromatizados, que hoje são muito mais populares.


De qualquer forma, muito obrigado por visitar o meu blog.E obrigado por comentar a postagem também!

Anônimo disse...

mas oque faz mal não é
a nicotina??
aonde que a excencia do narguile tem nicotina, se a excencia é feita de papel manteiga pedaços de erva de chimarrão ou tereré com aromas de frutas e coisas parecidas, me diga aonde fica a substancia que faz mal no narguile?

joaomassan disse...

Bem...
Lá vamos nós de novo!

Saca só, como eu disse na resposta anterior sobre a ESSÊNCIA usada no narguilé:

"Há um fumo especial para narguilés, usualmente feito com tabaco".

Se você consome fumaça, você está agredindo seus pulmões, não importa se há nicotina nela ou não; a fumaça, por si só, já é tóxica o suficiente para isso. Se você não concorda, sugiro que discorde da revista Superinteressante ou da Organização Mundial de Saúde (OMS) e não de mim, já que, como disse, só transcrevi a reportagem da revista.

Mais uma vez agradeço por comentar a postagem e por visitar o meu blog.

Obrigado.

Unknown disse...

Muito bom saber desta notícia...

isto eh mto válido para quem fuma jah, e para quem quer fumar narguile...

Eu fumava td dia, hj fumo 2 a 3 vzs por semana por causa dos males... MAs eh real td q tem fumaça faz mal, mas tem os acessórios q te ajudam a manerar mais estes males...para quem quiser compra o stop nicotine...eh um bloqueador de nicotina q jah ajuda mto....

Desde jah parabéns pela notícia...blog nota 10...

Anônimo disse...

Cara muito legal a materia mas isso não vai influenciar a para de usar narguile afinal se eu morrer disso morrerei de algo q me senti bem usando mesmo sabendo q faz mal.
=)

FeLiPeH disse...

Ola, eu li a tua reportagem e achei muito enteresante, só nao intendi uma coisinha, voce falo que tem essencias que sao feitas de tabaco, mais existe algumas ou alguma que nao seja ?

Anônimo disse...

Existem essencias sem nicotina ou pode usar o filtro, alem disso narguile é higienico sim desde que voce tenha sua propia piteira q é um bocal q vc encaixa na magueira e so voce usa.

Anônimo disse...

aff noobazada nada a v uso narg a 8 anos e nunk tive nada

Anônimo disse...

fumo narg faz tempo tenhu um d 4 bocas fumo com as quatro na boca e nunk pegou nada