14 agosto 2008

Criando medalhistas


Eu, como brasileiro, fico orgulhoso quando um atleta, representando nosso país, leva a melhor em alguma coisa, mas fico muito decepcionado com a nossa performance medíocre em olimpíadas, comemorando algumas poucas medalhas de bronze como se fossem de ouro. Tá certo que, ao contrário das grandes potências olímpicas, os atletas brasileiros, na maioria das vezes, têm que sacrificar suas horas vagas para poderem praticar suas atividades desportivas, conciliando os horários de treino com os horários das outras atividades; as que lhes garantem o pão.
Em contrapartida, temos 81 senadores, recebendo tudo do bom e do melhor. Alguns deles sequer conhecem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Segundo esse site, cada senador custa 1,7 milhões de reais por ano. Isso é, aproximadamente, 140 mil por mês. Ente as despesas, pode-se destacar gastos com combustível, auxílio moradia, plano de saúde, assinatura de revistas e jornais, entre outras. Como eu já disse, são 81 senadores, ou seja, 81 x 1,7 = 137 milhões de reais por ano.
Se tivéssemos somente 1 senador para representar cada estado, teríamos o número de parlamentares reduzido de 81 para 27, ou seja, sobraria a verba de 54 senadores para investirmos em esportes e outras coisas (como arte, por exemplo). A conta é fácil: 54 x 1,7 = 81 milhões/ano, ou 7,65 milhões/mês.
Com essa grana, pagando 5 barões (R$ 5000) por mês à cada atleta, poderíamos bancar, pelo menos, 1530 atletas (mil quinhentos e trinta atletas recebendo 5 paus por mês).
Convertendo isso em medalhas...


Nenhum comentário: