16 janeiro 2007

Informática - RSS

RSS segundo o Wikipédia



R
SS é um sub-conjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication" podendo ser acessado por programas/sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.


A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:
  • Rich Site Summary (RSS 0.91)
  • RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
  • Really Simple Syndication (RSS 2.0)
A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscrever em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.

A principio e até hoje em alguns sites o ícone adotado para o formato RSS é juntamente do indicativo de XML . Mas o ícone mais famoso que representa o RSS foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7. Posteriormente o Flock, navegador baseado no Firefox ainda em desenvolvimento, também adotou o ícone. Ajudando a promover o RSS para os usuários o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos pra inserção de websites.

O que você precisa saber

Com os softwares agregadores, você pode ficar por dentro dos sites que mais te agradam sem ter que visitá-los com freqüência. Sempre que um novo conteúdo for adicionado ao site, o software te informa. Assim, você tem o conteúdo que te interessa agrupados em um só lugar e classificado da maneira que mais lhe agrada.

Usei, por muito tempo, o próprio Mozilla Firefox como meu software agregador, porém, como os conteúdos estão aumentando e o RSS está cada vez mais na ativa, resolvi baixar um sisteminha que faça exclusivamente isso. Escolhi o Freereader (www.freereader.com), porque ele é leve, prático, de código aberto e, o mais importante, totalmente FREE.

Assim, toda vez você quiser ficar por dentro do conteúdo de um site, basta verificar se ele disponibiliza feeds RSS e cadastrar o endereço das mesmas no seu agregador.
A figura ao mostra um exemplo de site que disponibiliza feeds (www.whiplash.net). Se você clicar no ícone, o browser é redirecionado para o feed, ou seja, um ficheiro XML contendo informações sobre as útlimas atualizações do site.


FreeReader

Abaixo, um exemplo do FreeReader em funcionamento!



Nenhum comentário: